http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dispersos: Depressões de Outono - verdade ou mito?


E pronto aqui me lanço eu a falar em mais um tema que me é caro... Este ano parece que mais do que o habitual: a "depressão de Outono".

Acreditem até me custa escrever esta expressão mas acho que de céptica (que achava  que era uma parvoíce) vou passar a pessoa que respeita. Pelo segundo ano consecutivo sinto que me vou abaixo nesta altura de mudança de estação!!
Se o ano passado o responsável foi um conjunto bem específico de assuntos, este ano... Bem os mesmos do ano passado que ainda não tiveram solução?!? Não sei bem e muito menos sei se pensar nisto ajuda verdadeiramente!!


A depressão de Outono existe?
Não sei se existe ou não, mas pelo menos o facto de algumas pessoas associarem o aparecimento do mau tempo a uma certa tristeza e melancolia, existe!
Os mais cépticos estranharão a associação e dirão até que há quem se deprima “por tudo e por nada”. Afinal, onde está a verdade?
Efectivamente não se trata “apenas” de melancolia, mas de uma alteração substancial do estado emocional, corroborada por diversas investigações. Os sentinentos incluem tristeza persistente, sensação de vazio, incapacidade de sentir satisfação, fadiga, perturbações do sono e do apetite.
Trata-se de um problema que afecta milhões de pessoas todos os anos, entre Setembro e Abril. Para muitas dessas pessoas os constrangimentos são sérios e implicam o acompanhamento médico (calma ainda não estou nesse patamar).

Do ponto de vista social, é fácil perceber que o nosso estado emocional possa ser condicionado pela chegada do frio. Afinal, a chegada do Outono corresponde ao período do ano em que a generalidade das pessoas regressa à normalidade profissional, o que implica quase sempre algum desgaste. Por outro lado, os dias são “mais curtos” e os estímulos sociais decrescem, contribuindo para o rebaixamento do humor. Quem não prefere apanhar uns escassos raios de sol ao fim do trabalho ao entrar de noite no local de trabalho e sair ainda mais de noite?!?

Do ponto de vista biológico também existem factores explicativos: o facto de estarmos menos expostos ao sol faz com que o nosso corpo produza menos endorfinas e estas estão associadas ao prazer e ao bem-estar. Além disso, esta época do ano é também menos propícia à prática de actividade física, o que também condiciona o nosso bem-estar.

Um estudo recente em que foram capturadas imagens do cérebro de 88 pessoas entre 1999 e 2003 mostra que a acção da proteína que transporta a serotonina (neurotransmissor associado ao bem-estar e ao bom-humor) varia de estação para estação. Quanto mais elevada for a presença desta proteína, menor será a “quantidade” de serotonina a circular no cérebro, provocando rebaixamento do humor. Ora, segundo esta investigação, o Outono e o Inverno correspondem à altura do ano em que os valores da referida proteína são mais altos. 
Mais: os valores mais elevados foram encontrados nos dias em que as condições meteorológicas permitiram menos horas de radiação solar.
Tal investigação afirma que tal decorre de um processo conhecido por "depressão outonal”, uma depressão sazonal provocada pela menor incidência de luz no inverno, bem como pela mudança de hábitos, com a tendência de ficarmos mais dentro de casa ou em lugares fechados e com menos convívio.  
Os americanos definem essa síndrome como''seasonal affective disorder (SAD)''.   O desânimo e a ansiedade são os sinais mais evidentes, mas os sintomas incluem tristeza, sensação de vazio, insatisfação, fadiga, perturbações do sono e do apetite, isto é, há uma alteração substancial do estado emocional da pessoa.   

Respondendo à pergunta atrás (onde está a verdade e se a depressão de Outono existe mesmo): A baixa exposição à luz durante os dias mais curtos e escuros do Outono e Inverno pode causar depressão, mau humor, falta de energia e tendência para dormir mais que o normal... Ou não pois a insónia também pode instalar-se neste quadro de "depré" generalizado. 

Contudo, o facto da depressão outonal ser comum, não significa que deva ser ignorada e nem que nos deixemos dominar pelo mal-estar.   
Para compensar e afastar a frustração e o pessimismo devemos ter em conta alguns hábitos saudáveis., e aqui ficam as minhas dicas para ultrapassar o período outonal:   
•    Fazer uma alimentação saudável 
•    Ter um sono reparador 
•    Praticar actividade física moderada 
•    Fazer um relaxamento adequado 
•    Manter o convívio social 
•    Evitar o uso de substâncias como álcool e tabaco 
•    Aproveitar a luz do sol e caminhar ao ar livre 
•   Amar/Perdoar/Rir/Brincar     


É importante aproveitar o tempo de maior recolhimento para estabelecermos novas metas e novos projectos com uma postura positiva e uma atitude resolutiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: