http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saúdinha e forma física: Dores de garganta para que Vos quero!?!


E porque não podemos estar sempre "em altas", vamos sendo apanhados pelo Inverno, frio e chuvas e pelas malfadadas dores de garganta!!

Desde sempre sofri imenso com dores de garganta, e não raras foram as vezes em que fiquei afónica graças às constipações de Verão, que começavam invariavelmente com uma "dorzita de garganta".

Abordei por inúmeras vezes esta questão com os médicos que me assistam nesses geniais episódios da minha vida, para apurar da possibilidade de ser operada e acabar com o mal de vez! Nunca fui vista por um médico que o recomendasse vivamente... Hoje, dia em que a minha garganta está para lá de má, em que engolir a minha própria saliva e falar são quase missões impossíveis, só me apetece rogar pragas!!! Mas porquê??? Conheço tanta gente que não tem...

Pois, pensamento genial, mas não têm o quê?

Vamos por partes: O que são as amígdalas e os adenoides?!
As amígdalas são estruturas localizadas na parte posterior da boca, em ambos os lados da garganta (as minhas são visíveis a milhas de distância) e os adenoides são estruturas que existem na parte posterior do nariz. Ambos são compostos por tecido linfoide, rico em linfócitos, plasmócitos e macrófagos que são células do organismo importantes no combate às infecções. Dr. Google, obrigada por tão douta e esclarecedora explicação, e?! Preciso mesmo de ter dois papos na garganta com essas coisas?

Sim, diria o Dr. Google, pois localizam-se estrategicamente nas duas grandes portas de entrada das bactérias e vírus no organismo - a boca e o nariz.
A sua função é defender-nos das infecções, nomeadamente ajudando a produzir anticorpos, logo e à priori tirar quer uns quer outros é mais prejudicial do que benéfico.

Teoricamente estou satisfeita mas não deixa de ser verdade que há quem retire as amígdalas e viva (aparentemente) lindamente é sem dores ok?!? 
A verdade é que, se por um lado, as amígdalas e os adenoides são parte fundamental do sistema de defesa do organismo, são também focos habituais de problemas (infeções, obstrução) e que se espera que sejam apenas transitórios e espaçados no tempo!
Apenas quando o quadro sintomatologico é grave, persistente e repetido em curtos espaços de tempo ( situaçoes que têm um número igual ou superior a 5-7 episódios, clinicamente importantes apesar do tratamento adequado no último ano) é que surge a "conveniência" da operação! 
Igualmente, quando o tamanho das amígdalas e/ou adenoides interfere com a respiração provocando apneias (pausas de respiração) durante o sono pode ser indicada a sua remoção

A amigdalectomia (procedimento cirúrgico no qual as amígdalas são removidas) e adenoidectomia (procedimento cirúrgico no qual os adenoides são removidos) são provavelmente as intervenções cirúrgicas mais frequentemente efetuadas em crianças (ou seja, já fui!!)
Esta intervenção cirúrgica demora cerca de meia-hora e é realizada sob anestesia geral.


Habitualmente o paciente tem alta menos de 24 horas após a cirugia. Quer os adenoides, quer as amígdalas são extraídas pela boca, sem realizar qualquer corte na pele.

Para além dos riscos associados a qualquer anestesia geral que são hoje muito raros, a principal complicação da amigdalectomia e/ou adenoidectomia é a hemorragia, que também é pouco frequente.

Para alivio da dor no pós-operatório pode ser utilizado o paracetamol. O ibuprofeno e outros analgésicos que interferem com a coagulação não devem ser usados devido ao risco de hemorragia. Na verdade, sempre ouvi dizer que o Pós-operatório era o melhor: acesso ilimitado a gelados com prescrição médica ahahahahahaha 

Depois da amigdalectomia surgem na zona de intervenção umas crostas brancas. Estas crostas podem-se manter cerca de 10 dias e não são sinal de infecção, mas sim a evolução normal do processo de cicatrização. 

A decisão de operar deve ser tomada em conjunto pelo médico assistente e pelo otorrinolaringologista, porque há inegavelmente consequências para inorgânico aquando do aparecimento de futuras infecções - se não há filtros, toda e qualquer bactéria tem a via desimpedida até aos pulmões onde e está claro se aloja nos brônquios e provoca uma dor ainda maior!!

Tudo lido, estudado e percebido, lá vou eu ficar com as minhas "bolas gigantes" pró resto da vida!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: