http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Hoje é dia de: Bola!!

Para quem achava que eu era uma "princess" que só liga a sapatos, malas e roupa... pois aqui fica a prova do oposto.
Adoro futebol, adoro, adoro, ao ponto de ter jogado na minha juventude nos torneiros  da escola, de ser sócia do maior clube do mundo e qui-ça de Portugal - o Benfica - e de ter tido cativo na época 2010/2011 e ter gramado chuva, vento e frio na época do frangueiro, Roberto de seu nome, só para apoiar o meu Clube.

Claro que ultimamente este amor tem estado um pouco adormecido e a desilusão tem sido a nota dominante mas quer dizer não há opções para o resto da vida? Recuso-me a mudar de clube, ganhar ou perder faz parte e "encaixar" essa vertente do despeorto é que pode fazer de nós verdadeiros apreciadores de qualquer modalidade.

Bem mas hoje é dia de coisa séria... é dia de Benfica - Sporting, ou como se diz na gíria -o Clássico dos Clássicos, Derby dos Derbies, Derby Eterno ou Derby da Capital. Não esqueçamos que ambos os clubem têm os seus estádios adjacentes a uma importante avenida da capital portuguesa, a Avenida General Norton de Matos,  vulgarmente conhecida como Segunda Circular. É o derby mais importante de Portugal e por isso é normalmente um dos jogos mais vistos de toda a época no país.


E agora a habitual resenha pela história dos temas sobre que me debruço.
O primeiro confronto entre Sporting e Benfica ocorreu em 1 de dezembro de 1907, com vitória do Sporting por 2 a 1. Imaginem... um século e tal depois permencem rivais... grande amor este!
Tal partida foi realizada em Carcavelos, no Campo da Quinta Nova, utilizado pelo Sport Lisboa, que só um ano mais tarde viria a transformar-se em Sport Lisboa e Benfica, depois da fusão com o Grupo Sport Benfica (associação praticante do ciclismo).

Jogaram pelo Sporting oito jogadores que tinham abandonado o Sport Lisboa em troca de melhores condições, sendo uma delas, um campo próprio para treinar e jogar.
O autor do primeiro golo foi Cândido Rodrigues (um dos tais que virou "melancia" - ou seja, verde pro fora, vermelho por dentro).
Aos 50 minutos, Corga empatou para o Benfica. Logo após, caiu uma chuva tão intensa que os jogadores do Sporting abandonaram o campo. Estes acabariam por voltar após insistência do árbitro inglês Burtenshaw - também jogador do Carcavelos - e festejariam a vitória depois de um auto-golo de Cosme Damião, que por ironia do destino é tão só o fundador do Sport Lisboa.
Para a história, fica a vitória do Sporting por 2 a 1, no primeiro daquele que é para os portugueses o "Derby Eterno". 
Seguiu-se, então, um século de histórias entre dois clubes que cresceram lado a lado, para quem a rivalidade com o vizinho é também uma questão de identidade.

Lembro-me de um mítico derby da época 93/94, no Estádio José de Alvalade, o qual assisti numa televisão de tamanho tão reduzido que seria actualmente considerado ultrajante pelas "camadas mais jovens" em silêncio absoluto, vendo o meu pai a dar indicações aos jogadores do Benfica na esperança que estes fizessem mais e melhor... era a época de ouro de jogadores como o Isaías ou o João Pinto no Benfica e de Figo no Sporting! O resultado: 3-6, ou seja ganhou o Benfica, que tendo iniciado a partida a perder, deu um grande "show di bola"... como tinha uma magia diferente um jogo de futebol nesta altura!!

A estatística dos jogos oficiais mostra que desde 1 de Dezembro de 1907 foram realizadas 290 partidas entre Sporting e Benfica, com 126 vitórias do Benfica, 105 do Sporting e 59 empates.
Pelo Benfica foram marcados 497 golos e pelo Sporting 450.

Já pelo Campeonato Nacional, foram 159 jogos, com 74 vitórias do Benfica, 39 empates e 46 vitórias do Sporting. Foram marcados 279 golos pelo Benfica e 220 pelo Sporting.
No total, incluindo amigáveis e torneios de mesmo cunho, foram realizadas 409 partidas, com 174 vitórias do Benfica, 81 empates e 155 vitórias do Sporting.
O Benfica marcou 698 vezes contra 662 do Sporting.
Bom prognóstico? Ou à boa maneira do futebol, prognósticos só no fim do jogo?!?!

Mas o que gosto mesmo é a camaradagem de ver futebol... é sempre uma excelente oportunidade de juntar os amigos, de dar umas boas gargalhadas e porque não dividir uma boa refeição?!?
Rivalidades à parte, porque a vida com futebol é gira, mas com amigos é
muito mais!! Logo lá estaremos turminha :)

Sabemos todos que estes dois clubes já estiveram em "melhor forma" e que já tiveram melhores jogadores, mas quer dizer é Derby na mesma e a rivalidade essa é eterna... lampiões vs. lagartos forever!! E que vença o melhor... ou seja...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: