http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

terça-feira, 26 de novembro de 2013

As minhas receitas: salsichas frescas de perú com couve lombarda


Às vezes não nos apercebemos como a meteorologia influência a nossa cozinha e as nossas opções culinárias... na verdade acho que tudo o que nos rodeia acaba por influenciar essa parte tão importante da nossa vida.

Em cada estação do ano os nossos cozinhados mudam: no Inverno cozinhamos comida mais quente, mais de " conforto" e substância; na Primavera começamos a aligeirar as refeições, começam algumas saladas e grelhados; no Verão apostamos em pratos leves, muitos grelhados, muito peixe, muitas saladas e no Outono, voltamos a cozinhar comidas mais quentes e confortáveis.
Agora que parece que o Outono veio para ficar, comecei a fazer aquelas minhas comidinhas boas e que nos dão logo um alento diferente para recuperar do cansaço, enfrentar o resto do dia ou apenas dormir bem melhor.

A receita que escolhi hoje é,  olhando os ingredientes, das mais simples de se fazer e no entanto sabe-me tão bem por isso mesmo. Pela sua simplicidade!
Adoro uma boa couve, e a lombarda então é do melhor! Nesta receita juntei, em vez de porco, salsichas de perú, para ficar mais light e acima de tudo para dar uma sabor mais leve à refeição, por como têm menos gordura do que as salsichas de porco acabamos por obter sabores mais puros, quer da couve quer da carne.

Ingredientes

q.b. Azeite virgem
q.b. Sal grosso
q.b. Pimenta
1 folha de Louro
1 Alho
1 Cebola
2 Tomate pelado
q.q. Bacon
1 Couve lombarda
salsichas em número suficiente





Comece por separar as folhas de couve maiores (duas por cada salsicha), lave e escalde em água a ferver com sal, até começarem a ficar murchas. Escorrem-se e deixam-se arrefecer.

Enrole muito bem as salsichas em nas folhas de couve, com a salsicha paralela ao talo, adicionando pequenos cubos de bacon para dar desde logo mais sabor. Feche o "embrulho" com um (ou mais palitos). Reserva-se.

De seguida, faz-se um refogado com a cebola picada, o dente de alho, a folha de louro, o azeite e o bacon aos cubinhos. Quando alourar, acrescentam-se os tomates pelados bem picadinhos, deixando cozinhar alguns minutos (quem naturalmente preferir pode substituir pela boa da polpa do tomate ou optar pelo tomate já picado e congelado do Pingo Doce).

Acrescenteum copo de água e quando ferver, um pouco de vinho branco para cozinha, tempera-se de sal e pimenta (e a minha sugestão, um pouco de piri-piri e orégão) e dispõem-se as salsichas no tacho, bem encostadas umas às outras para não se desmancharem enquanto cozinham.
Deixa-se apurar durante meia hora até o caldo reduzir a metade.
Polvilha-se com salsa picada e estão deliciosamente prontas a servir :-)ferver, até começarem a ficar murchas. Escorrem-se e deixam-se arrefecer.






Enrole muito bem as salsichas nas folhas de couve, com a salsicha paralela ao talo, juntando cubinhos de bacon desde logo para que o sabor fique desde início nas salsichas. Feche o "embrulho" com um palito, ou mais. Reserve.
De seguida, faça um refogado com a cebola picada, o dente de alho, a folha de louro, o azeite e o bacon aos cubinhos. Quando alourar, acrescentam-se os tomates pelados bem picadinhos, deixando cozinhar alguns minutos (quem preferir pode optar pela bela da polpa de tomate ou o tomate picado e congelado do Pingo Doce).




Acrescente um copo de água e quando ferver, um pouco de vinho branco para cozinha, tempera-se de sal e pimenta (minha sugestão, piri-piri e orégão) e dispõem-se as salsichas no tacho, bem encostadas umas às outras para não se desmancharem enquanto cozinham.



Deixa-se apurar durante meia hora até o caldo reduzir a metade. 
Polvilha-se com salsa picada e estão deliciosamente prontas a servir :-)



O acompanhamento... bem normalmente faço puré, mas acredito que um arroz branco ou mesmo de cenoura vá tão bem como o puré.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: