http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vestidos a rigor: uma ida a tribunal

Oh meu Deus, neste momento só me apetece auto-flagelar-me!!! Então eu que escolho com todo o cuidado e afinco todos os meus outfits em função do que tenho para fazer, onde vou e as pessoas com quem vou estar ainda não me tinha lembrado disto?!?

Esta rubrica vai servir essencialmente para dar o meu ponto de vista (claro que será tudo muito subjectivo) sobre o que é melhor ou pior vestir em determinada situação!!

Por onde começar?!
Pois eu sou daquele tipo de pessoas irritantes que em situações de stress se lembra das coisas mais inacreditáveis possível!
Ora eis-me sentada num banco de um hall de um magnífico tribunal a pensar: "Mas que raio traz aquela pessoa vestido?! Não estamos na praia!". 

 


Para os que não me conhecem, eis o choque: sou advogada! Sim, esses tipos cinzentos irritantes que estão sempre a reclamar e arranjar problemas à Malta!!
Por isso mesmo este post não tem grande aplicação para a minha pessoa, pois como sabem usamos toga (invenção estúpida e penosa, sobretudo nos dias de Verão), que é basicamente um bibe até aos pés e todo preto, horroroso.

Contudo, já dei por mim vezes sem conta a pensar se as pessoas - réus, arguidos, autores, testemunhas - chamadas a comparecer a tribunal percebem que se vão apresentar num órgão de soberania e que apesar de não haver dress code obrigatório convém no mínimo ter decorro!!

Vamos por partes. 
Primeiro, uma ida a tribunal é sempre factor de stress e pressão para quem quer que seja! Advogados, clientes, testemunhas, familiares ou amigos!

Tendo isto em conta, se vou como parte interessada - autor, réu ou arguido - quero naturalmente levar a minha avante, ou seja, e pressupondo que é sempre um interesse sério aquele que leva alguém a recorrer ao tribunal, é aconselhável manter uma postura séria, neutra, crível.
Se vamos como testemunhas, cuja função é ajudar a parte que conhecemos, bem aí convém que sejamos verdadeiros e estejamos "conjugados" minimamente com o tal interesse sério. Porque digo isto? Bem a justiça é cega mas nós seres humanos vivemos de impressões e de preconceitos - positivos ou negativos, não interessa a verdade é que vivemos!!!
Um conjunto calça-casaco ou saia -casaco são sempre aposta seguras num cenário em que a serenidade e a impressão se formam no primeiro momento e podem conduzir os destinos da decisão para um lado ou para o outro!

Dito isto, lembrem-se destas pequenas dicas que aqui vos deixo, notas que me vieram à cabeça vezes sem conta nas minhas idas a tribunal e que em alguns momentos quase me deram vontade de desatar à gargalhada, chamar atenção do juiz ou pedir que as pessoas se retirassem!
Prefira sapatos fechados e de salto médio ou baixo. Aposte no simples sapatos preto - ou qualquer uma das cores clássicas- e evite sapatos estampados ou de cores berrantes.
Proibido usar havaianas, mules ou sapatos que nos façam "chinelar".

Cuidado com os acessórios escolhidos, sobretudo fios e pulseiras ruidosos pois se for uma pessoa de falar com as mãos ou corpo o barulho decorrente dos pequenos movimentos que faz enquanto fala podem ser massacrantes e desviar a atenção dos ouvintes dos factos para os acessórios, literalmente.

Se levar saia ou vestido use meias!! Pelo menos transparentes mas o ideal é serem opacas. Porquê?! Porque não há nada mais desagradável de se ver em tribunal do que a roupa interior de quem presta testemunho (a experiência assim o diz). Evite mini-saias, decotes, óculos na cabeça, roupa transparente ou rendada...
Lembram-se do início deste post?!? Estamos em tribunal, não na esplanada a ver e a ser vistos!! Ah e claro não levem roupa desportiva, reservem os fatos de treino para as idas ao parque ou ao supermercado, se gostam de os usar fora do ginásio.

Não usar peças com as quais se sente desconfortável ou que magoem de alguma maneira é a regrase ouro. A tensão ja existe por si própria não precisa de acrescentar mais nada.
A roupa servirá para reforçar ideias e convicções, tal como nas peças de teatro.

Caso existam dúvidas nada melhor do que ver um episódio da série the good wife para perceberem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: