http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bem lá do fundo de mim: o meu "vício": café

Aqui está mais uma verdade inegável... Chamo-me Sandra Poço, sou viciada em café e não consumo há... Uns escassos minutos!!

É verdade: Adoro café, não há nada que me faça mais falta no meu dia-a-dia do que café. Lamento dizer isto mas é verdade. Começar a manhã sem um café para arrebitar... ai não, nem quero pensar.
Tenho sintomas de privação reais, os quais sinto sobretudo nas férias uma vez que mudam os meus hábitos e acima de tudo sinto falta do aroma do café.

Na minha juventude, trabalhei numa pastelaria e querem acreditem, quer não, o que mais gostava de fazer era encher o moinho da máquina de café... o cheiro do grão de café acabadinho de sair do pacote... ou ainda o cheiro do café na casa dos meus pais ao domingo de manhã, dia em que fazíamos café naquelas máquinas de filtro... ai café café.
Prova do que Vos digo, foi a felicidade que senti quando regressei da Bélgica, onde estive um mês, e a única coisa que pedi quando cheguei ao aeroporto foi: CAFÉ please, estou farta de "chafé".
O melhor café que já bebi?! Atrevo-me a dizer que foi há pouco tempo, em Itália mais concretamente em Veneza onde bebi uma Lavazza, bem meu Deus o que era aquilo.

Mas qual a história do meu vício??
A planta café é originária da região montanhosa que vai da Etiópia até a Palestina, que compreende o vale Rift no norte da África até o rio Jordão e é por isso que o café é consumido desde Maomé, que consumia a bebida preta como a pedra de kaaba, talvez até os hebreus consumissem a bebida, que foi oferecida ao Rei David, uma bebida revigorante feita de grãos torrados.

Mais tarde o café foi cultivado e consumido amplamente pelos árabes adoptaram o café como  bebida principal, uma vez que o islamismo não permite o consumo de álcool.
Já no século XVII o café passou a ser a bebida de eleição dos cristãos, quando o hábito dos árabes se disseminou pelo ocidente, tendo a "bebida dos islâmicos" sido abençoada pelo Papa Clemente VIII. Em países com a Itália, França e Alemanha o café obteve uma tal aceitação que chegou a substituir as bebidas alcoólicas e a própria água, uma vez que a água naquela época era considerada um perigo para a saúde pública.

Hoje em dia quase 25% da população mundial bebe uma ou mais chávenas de café durante o dia. Presentemente, os EUA lideram o consumo mundial de café que cresce lentamente na Europa e Ásia.
O café é a bebida social mais importante, sendo a bebida da amizade!
O próprio aroma do café já estimula o cérebro nas áreas relacionadas a amizade e o próprio amor, bem como a paixão!! 
Pensem: quando passamos em frente a uma cafeteria/pastelaria e sentimos o aroma do café , somos ou não "tentados" a entrar? E quando encontramos um amigo pronto para uma boa conversa, um convite para um cafezinho é o primeiro que fazemos!!

Sendo certo que se entre os jovens o consumo de café foi substituído gradualmente por bebidas artificiais, como refrigerantes, isotónicos e Bebidas energéticas, nenhuma traz tantos benefícios para a saúde como o café. 

Vários estudos demonstram que o consumo diário de café previne a diabetes , cancro de próstata, além de diminuir riscos de cirrose, depressão e suicídio.
Actualmente, o Brazil é o maior produtoe e exportador de café do mundo.

Agora desculpem lá qualquer coisinha, mas vou ali beber um café e já venho!!!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: