http://otirardatampa.wordpress.com

Será redireccionado automáticamente em 3 segundos

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Saúdinha e forma física: dores de garganta - missão I Kill You - parte I

Escrevi recentemente um post (aqui fica para os mais distraídos http://otirardatampa.blogspot.pt/2013/11/saudinha-e-forma-fisica-dores-de.html) sobre as minhas dores de garganta e desejo sério de ser operada e tirar as amígdalas!!
Não, não fui operada grg%$%#$ mas lá sou eu mulher de ficar sossegada? Calma, não tomei nenhuma medida radical relativamente às minhas amígdalas, contudo, e perante a persistente da dor de garganta tomei a decisão de escrever o primeiro post sobre a missão, a que chamei carinhosamente I Kill You.

Pois claro, exigiu algum trabalho... algumas experiências (umas experimentadas desta vez, outras de tempos antigos), mas experimentei aqueles que considero os remédios caseiros, eficazes e certeiros para dizer bye-bye dor de garganta.


A missão I Kill You começou como qualquer outra missão: definição de um objectivo e a sua concretização com o menor esforço possível.

Logo isto significou pegar no telefone e fazer uma chamada para a minha enciclopédia pessoal destas coisas: a minha mãe!
Alguns minutos depois percebi: isto afinal vai mesmo dar trabalho.
A primeira pergunta para a qual não estava preparada: "afinal o que te doí?". Ingenuamente continuei a dizer: a garganta, a garganta!! Um raspanete depois e a lembrança de que "não és médica", foi o suficiente para perceber doer a garganta é um conceito vago e impreciso, como a malta de direito gosta de dizer.

Vencida pelo argumento fui ver...

Faringite
O que é: uma inflamação na faringe - parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação.
Sintomas: dor para engolir, falar e bocejar, e mal-estar; vermelhidão na parede no fundo da boca e furinhos vermelhos chamados aftas. Quando é infecção bacteriana, há também formação de placas de pus.
Por aqui já fui vencida... se calhar o que tenho é uma bela faringite, para a qual o tratamento certo se faz com analgésicos e antitérmico (dipirona ou paracetamol). Se não melhorar ao fim de um dia (ups ups ups) a infecção pode ser bacteriana e logo vai ser preciso antibiótico.

Amigdalite
O que é: uma inflamação nas amígdalas; o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.
Sintomas: dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral, e pequenas feridas vermelhas podem aparecer. Quando houver placas de pus, uma bactéria foi a causadora da infecção.
O tratamento se for  viral é idêntico ao da faringite... mas pelo sim pelo não, verifique se vê pontos brancos nas suas amígdalas, se sim não é nada bom sinal e médico aqui vamos nós.
Keep reading...

Laringite
O que é: pode ser confundida com faringite, mas a infecção localiza-se na laringe e frequentemente é provocada por um vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do maçã de Adão, onde a voz é produzida - não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos.
Sintomas: primeiro, aparece dor local na região da laringe. Em seguida, vem a rouquidão e, por último, surge uma tosse seca e irritativa. 
Como bem se percebe o mesmo indicado para a faringite, contudo, e caso a rouquidão dure mais de uma semana, vá o médico!! Se fumar ou beber, vá imediatamente antes de iniciar qualquer auto-medicação.
 
Nada melhor do que em frente ao espelho:
Diga ah!
Abra a boca e veja onde dói. Se consegue "ver a dor", é mesmo uma dor de garganta.

Depois é só tentar "localizar" a dor e perceber o que fazer a seguir.


A minha grande questão é:
Há prevenção para a dor de garganta?
Sim. O principal e "grande amigo" é não respirar pela boca! Além de ser feio e ruidoso, resseca a mucosa e facilita o alojamento de bactérias.

Uma irritação na garganta é uma inflamação, normalmente causada por refluxo, nariz entupido ou "lixo" que entrou na garganta. Os sintomas são a sensação de cócegas, secura e sensação de que algo arranha. Para evitar a infecção, desobstrua o nariz, lave-o com soro fisiológico (ou água do mar) e beba bastante água.
A duração de cada ciclo infeccioso depende se foi viral - entre três a quatro dias - ou bacteriano, bem mais do que 4 dias e só o uso antibiótico diminui o ciclo.
E na constância destas dores - viral ou não - curo-me com as pastilhas?!
Parece-me óbvio: Não!
A maioria das pastilhas tem anestésico na fórmula, o que ameniza a dor. Entretanto, as pastilhas não matam o vírus ou a bactéria o que significa que as pastilhas podem fazer, ao fim de contas, piorar a dor e prolongar o estado infeccioso. 
E como acabei por descobrir coisas bem mais interessantes sobre uma simples dor de garganta...
Sabia que uma dor de garganta pode evoluir para conjuntivite?
É verdade. Os micro-organismos que atacam a faringe não têm preconceito: afectam qualquer mucosa, inclusive a dos olhos. Por isso, quando estiver doente, não ponha as mãos na boca e, depois, perto das pálpebras.

Sabia que sair de um ambiente quente para outro frio e seco sem se agasalhar gera mais dor? Parace "mito" mas é verdade. A mudança repentina de ambientes resseca o muco protector. Desidratado, o muco protecto não intercepta as partículas nocivas, que passam a agredir a garganta. Um casaco atenua a mudança brusca de temperaturas.
Sabia que a dor de garganta é transmissível? Principalmente as de origem viral? No caso das amigdalites bacterianas, é bom evitar o contato até 24 horas após o inicio do tratamento com antibióticos, período em que o risco de transmissão diminui.
Para diminuir o risco de transmissão da dor de garganta, lave as mãos com frequência, afinal esse é o melhor meio de evitar a transmissão de vírus e bactérias. Evite, também, contato próximo com pessoas doentes, principalmente nos primeiros dias.

E o que se deve/pode comer?  Na verdade, é algo muito pessoal porque ao contrário do expectável, beber líquidos gelados ou comer gelados não piora a dor de garganta. Cada um sente alívio de forma distinta, podendo ser por via da ingestão de líquidos frescos ou bebidas quentinhas... para mim, nada melhor do que um chocolate quente!!!


E agora a "dor da verdade"...
Mesmo que se retire as amígdalas, parece que as dores de garganta não desaparecem para sempre...
Muitas das pessoas que extraem as amígdalas deixam de ter amigdalites mas passam a ter faringites. A infecção só muda de lugar. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui: