Terceiro dia no Sal
Aquele que provavelmente mais surpreenderá!!
Ao contrário do que todos nos tinham sugerido e ficar a borregar no hotel decidimos que nós íamos fazer ao caminho!! A missão parecia condenada quando não conseguimos um mapa da Ilha... Bem mas nós somos os aventureiros da Ilhas e por isso já percebemos a regra básica: pela costa para cima e para baixo e corre tudo bem!!
E lá fomos todos contentes. Desorientados, sim claro que sim... As placas são pouco claras (pronto inexistentes) e tudo parece bem diferente de dia!!
Acabamos na praia do Kite e por lá ficámos admirar esse desporto e a destreza física de quem o pratica! Fotografia para aqui, fotografia para ali e o dia prometia ser bem divertido.
E a seguir?!
Bem quer dizer só há uma estrada que segue para Espargos e Palmeiras por isso aí fomos nós!!
Desta visita apenas Vos conto o que não fizemos na excursão organizada porque esse será todo um post à parte!!
Como tínhamos alugado uma espécie de jipe achámos que conseguíamos chegar a mais sítios e ver as coisas que normalmente não se vêem com o guias... E vimos!! Muita poeira, muito deserto e muitas coisas inesperadas!!!
Além dos recantos lindos que se descobrem ao longo da costa...
Vimos o que nunca viramos: a miséria! Não é a pobreza é a miséria mesmo!!
Entre Espargos e Palmeiras, numa zona de ninguém e antes da Terra Nova, passámos no meio de uma verdadeira favela, um bairro de lata!!
Estão a perguntar-se o quanto ingênua eu sou que fui para um país destes sem saber ao que ia?! Não, não foi de todo isso!!
Foi o viver na primeira pessoa uma cena que só via nos filmes: quantos filmes cada um de nós já viu em que uma carrinha de militares e /ou jornalistas pára numa aldeia num desses países pobres e rapidamente se vou cercada dos locais que esperam que a sorte lhes toque de qualquer maneira e com qualquer coisa?!
Pois essa cena mesmo... Parámos e rapidamente crianças e adultos correram para o nosso carro, com olhar voraz para o que tínhamos nas mãos e dentro do carro... Não senti que nós quisessem assaltar... Senti o pedir nos olhos daquelas pessoas, sobretudo das crianças!
Não sei descrever este sentimento... Passei o resto do dia a pensar naquela cena e na sua verdadeira essência!!
Aquelas pessoas estavam descalças, com os pés nus no deserto de Cabo Verde, sem água, sem comida, quase sem roupa... Eu estava toda arranjada, de barriga cheia, de mala no hotel repleta de roupa e de sapatos... Pensei na comida que deito fora, na água potável que todos os dias deito cano abaixo durante o banho, no lavar dos dentes ou da louça!!
Foi inevitável o sentimento de futilidade, de tristeza comigo própria... Eu tenho tanto mas mesmo assim consigo sempre arranjar mais coisas para querer e um motivo para reclamar... Aquelas pessoas apesar de não terem recebido nada, sorriram e deixaram-nos partir em paz!!
Sei que eles são no fundo bem mais ricos do que pensamos... Ricos porque vivem e não sobrevivem escondidos com as máscaras sociais, como a maioria de nós!!
Fiquei verdadeiramente tocada com esta experiência e levo talvez aquilo de que não estava à espera: a humildade para lutar e ser ainda mais feliz!!
E por isso, e para além disso, deixarei no quarto do hotel o meu par de sandálias preferido e que trouxe para estas férias... Não é um par que vai mudar o mundo, muito menos a vida destas pessoas, mas pelo menos muda-me a mim!!
Bem tirando este longo comentário sócio-econômico a nota do dia foi a loucura!! Passámos dunas e vales, para cima e para baixo e grandes gargalhadas se largaram!! Chegámos literalmente pretos ao Hotel e cansadíssimos parecia que tínhamos corrido quilômetros mas valeu em a pena!
O dia terminou com o primeiro jantar temático das férias. Sim, o hotel tem 4 jantares temáticos: asiático, africano, cabo-verdiano e grill!
Iremos beneficiar dos mesmos por esta ordem, confessando desde já que o asiático foi um bocado decepção. Em Lisboa comemos bem melhor. Salvaram-se sobremesas estranhíssimas mas óptimas e a decoração do restaurante.
Após o jantar um show super divertido: músicas de todos nós conhecidas, cantadas pelos animadores que se vestiram a rigor para a as ironizar!! De partir o coco a rir!
E amanhã é dia de excursão :)




Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta aqui: